Quais são as causas da DRC?

Quais são as causas da DRC?

As duas causa mais importantes de DRC são a Diabetes e a HTA, repensáveis por mais de dois terços dos casos. A Diabetes surge quando o açúcar no sangue se torna muito elevado, causando lesão a muitos órgãos do corpo, incluindo os rins e o coração, assim como os vasos sanguíneos, nervos e olhos. A HTA ocorre quando a pressão do sangue exercida sobre as paredes dos vasos sanguíneos aumenta. Se não for controlada, ou for mal controlada, a HTA pode ser a causa mais importante de doença cardíaca, doença vascular cerebral e DRC.

Mas existem outras causas de DRC:
- Glomerulonefrites, um grupo de doenças que causam inflamação e lesão dos rins. Estas doenças são a terceira causa de DRC.
- Doenças hereditárias, como a doença renal poliquistica, em que quistos volumosos no interior dos rins provocam lesão dos componentes normais destes órgãos.
- Malformações que ocorrem no corpo das crianças durante o desenvolvimento no útero da mãe. Por exemplo, o estreitamento das vias que conduzem a urina impedindo o seu normal fluxo e condicionam o refluxo para os rins.
- Este problema causa infecção e pode levar à lesão dos rins.
- Lupus e outras doenças que afectam o sistema imunológico do corpo.
- Obstrução urinária causada por cálculos renais, tumores ou hipertrofia da próstata nos homens.
- Infecções urinárias repetidas e persistentes.